terça-feira, 13 de março de 2012

Ônibus de primeiro mundo não serve como argumento para defender a curitibanização dos ônibus brasileiros


Ônibus de primeiro mundo não serve como argumento para defender a curitibanização dos ônibus brasileiros
 
Estou de saco cheio de ouvir os defensores da padronização visual e dos bancos de plástico argumentar que os ônibus são assim porque nos países evoluídos também é assim. Traço característico da submissão do brasileiro aos povos do primeiro mundo, além de total desinformação sobre o transporte de lá. Uma maneira desesperada de encontrar uma justificativa a uma crença pessoal. (Submissão do povo brasileiro aos povos do primeiro mundo? Como, se o modelo implementado é Curitiba é 100% brasileiro?)

Na verdade, é um erro comparar o transporte coletivo daqui com o da Europa, por exemplo. Lá, o principal protagonista do transporte coletivo não é o ônibus e sim o trem, o VLT, bondes, metrô e outros integrantes da modalidade ferroviária. Lá o meio rodoviário é pouco utilizado, até por ser mais difícil de conservar e ser menos resistente ao tráfego de veículos pesados como caminhões e ônibus.(Mas é isso que está sendo feito aqui, meu querido! Integrar os ônibus com trem e metrô! Você quer que um problema que vem se arrastando há 50 anos desapareça num estalar de dedos ou numa mexida de nariz, como a feiticeira do seriado dos anos 60? Nem chamando o Houdini!)

Ônibus, somente para distâncias curtas. Por isso que eles não são confortáveis e a sua estética é desprezada. Mesmo assim, em alguns países, como a Inglaterra, já há a preocupação em diversificar a pintura dos ônibus, o que mostra que somente ignorantes consideram a padronização visual - que dificulta a identificação dos ônibus, mas serve como propaganda de políticos corruptos - um "avanço" no transporte via ônibus.(Que políticos corruptos? Cite UM! Não vai citar? Ah, é, você nunca cita, só especula... E os únicos ignorantes são você e seu irmão que ainda nem perceberam -  e nem acho que vão perceber de tão cegos que são - que ônibus se pega pelo número da linha, e não pela cor.)

Os defensores da decadência do transporte brasileiro, que pode extinguir os ônibus urbanos para colocar minhocões no lugar, deveriam se informar mais ao invés de desesperadamente procurarem por algum argumento frouxo que legitime sua teimosia.(Pela enésima vez provando que é um desinformado! Os "minhocões" são ônibus urbanos, meu caríssimo autista virgem de 40 anos; e seus argumentos são sólidos como uma esponja...)

Parece que ser teimoso é a nova mania dos brasileiros, que passaram a confundir conselho com ofensa, achando que opinião pessoal é patrimônio de quem as tem.(Você se aferra à sua teimosia e quando a mesma é contra-argumentada logicamente fica agindo como uma criança fazendo pirraça. )

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