terça-feira, 27 de março de 2012

As raras linhas úteis e a frequente linha inútil


As raras linhas úteis e a frequente linha inútil

Há um bom tempo vejo circular a linha da 1001, de número 775, que liga Charitas (praia da região do bairro nobre de São Francisco, em Niterói) ao bairro de Humaitá, na Zona Sul do Rio. É uma linha inútil, que só anda vazia e que repete o percurso já feito por outras linhas que servem Charitas. Ela só roda vazia, com no máximo 10 usuários em cada viagem. (Em que mundo você vive, meu querido? Tem acompanhado a evolução no número de passageiros transportados por esta linha? É um número crescente, inclusive depois que a linha começou a passar na Central do Brasil, na volta para Niterói. Acorda!)

Niterói, São Gonçalo e outros municípios do lado da cá, necessitam de outras linhas que sirvam outros bairros e até municípios, localizados no outro lado da Baía de Guanabara. Mas isso não acontece. Ao invés disso, criam uma linha inútil cujo número, 775, poderia servir para corrigir um outro erro, já que a antiga 996, que liga Charitas a Gávea (esta uma linha útil e de grande demanda), tem o mesmo código, 750D, da linha da Garcia que liga Santa Rosa a estação de metrô Estácio de Sá, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. (Que conhecedor do Rio de Janeiro você é! A estação Estácio do metrô fica no bairro do Estácio, não na Tijuca. Você quer o que? Linhas de Niterói para todos os bairros da cidade do Rio? Quer entupir ainda mais a cidade de linhas inúteis? Me dê UM exemplo de linha útil, ligando Niterói a algum bairro do Rio!!!!)

Enquanto isso, duas linhas muito úteis só rodam em certos horários

Por outro lado, duas linhas que poderiam ser efetivadas, só rodam no começo da manhã e no final de tarde. Linhas de grande demanda, que servem localidades não servidas por outras linhas e que possuem grande demanda (embora a maior parte dela nem saiba que as linhas existam). São: a que liga São Gonçalo a Duque de Caxias, servida pela Rio Minho e a que liga Niterói a Itaguaí, feita pela Real Rio e que curiosamente serve a Plataforma Sul (próximo ao Plaza Shopping), onde retorna. Em Salvador, onde eu morava, linhas similares vinham com a letra H (de "horário") antes do número, nos códigos de linha. (Desde quando a linha Niterói X Itaguaí é útil? Parece que tem uma enorme quantidade de gente que vai de uma cidade para a outra o dia inteiro... Reclama da 775-D, mas defende uma linha que andaria 10 vezes mais vazia, se rodasse o dia inteiro. Aliás, a Niterói X Itaguaí retorna no Plaza desde quando? Até onde é sabido, ele retorna na Mal. Deodoro!)

O que passa na cabeça dos responsáveis do Detro em liberar uma linha de baixa demanda e limitar linhas extremamente úteis para rodar apenas em certos horários? Falta de conhecimento do Detro ou pura incompetência, mesmo? (Nunca parou pra pensar que, se a linha só roda em horários, é porque a demanda dela é baixa, e só existe nos horários de pico? Ou acha que se realmente houvesse demanda, as empresas já não teriam pleiteado mais horários? Empresário não joga pra perder, pessoa. Aprenda!)

Os moradores de Niterói e localidades próximas merecem respeito e querem ver linhas realmente úteis servindo a população, facilitando o deslocamento para as localidades desejadas, na hora que quiserem. (Me dá exemplos de linhas úteis para TODA A POPULAÇÃO, não só pra você, OK? O dia que você me der um exemplo de linha que realmente seja útil, concordo com você! E não esqueça que existe o Bilhete Único. Se você quer ir para algum lugar que não tenha uma linha direta da sua casa para lá, utilize um ônibus para o Centro do Rio e, após, um outro que te leve onde deseja. E para de dar show e falar besteira!)

Um comentário:

  1. Concordo com os comentários...28 de março de 2012 às 09:13

    Realmente tem gente que só sabe reclamar... tudo está ruim... a cor está ruim... o BRT está ruim... o micrão, este sim, está ótimo (mas critica pq o cobrador vai ficar sem emprego)... enfim... realmente não consigo enterder estes textos de críticas e mais críticas que esse povo faz sem fundamento nenhum. Sugiro ao Crítico uma analisa com olhares críticos no texto que fala sobre o BRT... vale a pena...
    Abs, e parabéns pelo trabalho

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